quarta-feira, 4 de maio de 2011

“Isso é bom para abrir nossa mente!”

Jobert, o nosso espectador mais "experiente"
       Uma escola. Uma sala de aula. Mapas. Desenhos. Mesas. Lousa. O espaço do aprendizado de crianças virou o palco de aprendizado de 20 atores e 29 espectadores. O jogo nunca foi tão verdadeiro. “Eles não estavam lá para tentar entender o espetáculo, e sim para jogar conosco”, afirmou Bernard Nascimento, ator e assistente de direção do Eu Outro Núcleo de Pesquisa Cênica.
A peça “Favores da Lua- o prólogo” se apresentou sábado, dia 30, na Escola Municipal Vereador Francisco Munhoz Sanches, em Capela do Alto. A plateia que foi composta por exatamente 27 homens e duas mulheres, surpreendeu aos atores. Não só pela masculinidade, mais pelas ações, olhares, e comentários: “Isso é bom para abrir nossa mente”, “Um tanto abstrato, mais é muito legal”, “Foi maravilhoso”!
Homens de pouca, média e muita idade saíram da apresentação como quem acaba de participar de uma aula. Eles estavam alegres e satisfeitos. Não sei se por que gostaram da peça ou porque estavam ‘livres’ daquela sala de aula que se transformara em palco e que transpirava vida.                                    
Saíram sem falar nada. Entretanto os olhares “não intelectuais” confessaram sensações. Como uma peça que fala sobre sonho e possui nu masculino e feminino, pode alterar o pensamento de pessoas que talvez nunca tenham ido ao teatro? “Eles se abriram para todas as emoções, passando pelo riso, carinho, e fragilidade” afirma a atriz do Eu Outro, Carolina Câmara.
Sem dúvida, o núcleo e aquelas pessoas que moram no Distrito do Porto não serão mais as mesmas. O Eu Outro pode entender a sua real função, que não é elitizar a arte e sim democratizar a relação humana que é tão esquecida atualmente. Já os moradores de Capela do Alto, não teremos como saber seus pensamentos...
Quer saber como foi essa apresentação para os atores?  clique aqui

Um comentário:

  1. Parabéns por terem proporcionado esse momento, e permitido ao público que fizesse o mesmo... é por isso tb que vale tanto!
    Beijos de saudade pro Núcleo!

    ResponderExcluir