EU-OUTRO

O Eu - Outro Núcleo de Pesquisa Cênica é um centro de pesquisa sócio-artístico-cultural, sem vinculo institucional, que centra suas pesquisas na linguagem cênica após o que se reconhece como iluminura. Sem espaço físico definido, e com interesse no diálogo com diversos espaços, o Núcleo pretende explicitar os processos de construção cênica, realizando seus ensaios e discussões em espaços públicos. O objetivo é a interação direta entre os seres humanos que circundam e co-habitam qualquer produção artística.

DIRETRIZ FILOSÓFICA

       Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica é composto por estudantes de teatro, música, audiovisual, moda, dança e jornalismo, licenciados e bacharéis em artes cênicas e por um mestre e doutorando em psicologia do desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e cultural do ser humano.
Esse encontro de profissionais provenientes de diferentes instituições, a saber: USP, UNICAMP, UNISO, Faculdade Paulista de Artes, UFSCAR e Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, tem por objetivo investigar a potencialidade do encontro para o desenvolvimento humano.
      Três são as esferas de atuação deste Núcleo de Pesquisa:
Artística: por meio de produções de espetáculos, no âmbito do teatro, da dança, da música, do audiovisual ou da interface entre áreas afins;
Sociocultural: via elaboração de projetos socioculturais e artísticos que preconizem a valorização dos saberes populares e a formação da identidade cultural dos seus participantes;

Epistemológica: considerando-se o oferecimento de cursos, organização de uma biblioteca de referência, publicação de materiais acadêmicos, a saber: dissertações, teses, TCCs e artigos científicos;

         No âmbito artístico, o Núcleo centra suas pesquisas na linguagem cênica emergida após o que se reconhece como Iluminura. Sem espaço físico definido, e com interesse no diálogo com diversos espaços, o Núcleo pretende explicitar os processos de construção cênica, realizando seus ensaios e discussões em espaços públicos. O objetivo é a interação direta entre os seres humanos que circundam e (co)habitam qualquer produção artística.

       Quanto à dimensão sociocultural, para além da elaboração dos já citados projetos, nossas produções têm por foco o interior do Estado de São Paulo. O Núcleo se pretende um potencializador do crescimento da produção cultural no interior paulista e se empenha na formação de público para manifestações artísticas mais experimentais.

       O caráter epistemológico do Núcleo se volta para a construção de conhecimentos tanto no âmbito da prática sócio-artística como do conhecimento teórico a circular na esfera da academia.

     Quaisquer uma das três dimensões de atuação do Núcleo de Pesquisa está diretamente associada à crença na (co)construção de conhecimentos e na criação de espaços de compartilhamento das experiências.

    Tanto na prática sócio-pedagógica, quanto na prática artística, nosso trabalho pretende o desenvolvimento humano. É na escuta das subjetividades e na compreensão e incentivo à relação sujeito-sujeito-contexto que embasamos nossas propostas artístico-pedagógicas. Cada sujeito é (co)responsável pela construção de um espaço intersubjetivo sob o qual atua; no suporte à construção de espaços intersubjetivos férteis ao desenvolvimento humano é que vemos possibilidades reais de atuação a partir do campo artístico. Ou seja, não há atores e não pretendemos formá-los, há seres humanos agindo sobre o mundo e sendo agidos por ele; seres humanos que em algum momento podem ESTAR como profissionais da cena. Nossas conduções de vivências artístico-pedagógicas, ao propor caminhos de experimentação prática, (auto)reflexiva e compartilhada (coletiva), por meio de experiências, registros e análises desses, centra-se na possibilidade de se pensar o homem como um ser que precisa se posicionar intencionalmente frente ao seu campo de ação, desde a perspectiva da prática, até a dimensão reflexiva desse campo acional.


Juliano Casimiro

Diretor Artístico Pedagógico

Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica


FICHA TÉCNICA

Juliano Casimiro - Diretor 
Aprovado no concurso para professor da Universidade Federal do Tocantis. Curso de Artes e Filosofia .
Área/Disciplina: Teatro Arte e educação/Práticas Cênicas/ Processos criativos em teatro. Dez/ 2011.
Pesquisador regular em psicologia, educação e artes (processos cognitivos, afetivos, culturais e sociais no ser humano  LIVCC - 2008-2012). Após ter completado pesquisas científicas custeadas pela PIBC/CNPQ (2003-2005) nas áreas de desenvolvimento corporal e vocal (cognição e expressão), atua no campo de educação básica, técnica, superior e de extensão; foi professor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí-SP, da Academia de Ensino Superior e do Colégio Objetivo. Foi coordenador de Difusão Cultural da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, tendo sido responsável pela criação deste setor na Instituição. Atualmente atende como diretor artístico - pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica e integra o Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento , do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob coordenação da Profª Dra Lívia Mathias Simão. Foi aprovado para o processo seletivo 2011 para orientador do Projeto Vocacional da Prefeitura de São Paulo e ministra aulas de interpretação vocal  junto ao curso de formação para radialista do SENAC.


Lucía Spívak - Pesquisa vocal/ Atriz 
Nascida na cidade de Buenos Aires, Argentina, em 1981. Como cantora participou de vários grupos profissionais cantando diferentes estilos (MPB, jazz, tango, ritmos latino-americanos, entre outros) de maneira internacional (Argentina, Brasil, Itália, Holanda e Dubai-E.A.U). Também como cantora e compositora editou o disco “Lo Que Se Nos Canta”, em 2008. Ministra aulas de canto, piano e teoria musical desde o ano 1997.Estudou teatro na Argentina com Hugo Midón e Nora Mozeinco. Já no Brasil fez aulas com o professor e diretor Juliano Casimiro que a dirigiu em dois espetáculos no ano 2009 e a dirige atualmente no “Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica”.No âmbito da dança possui estudos e experiência em dança jazz, tango, danças flamencas e folclore argentino.

 
Rafael Sanches - Diretor de Sonoplastia 
Nascido na cidade de Paranaíba, MS, em 1985, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos na cidade de Birigui, SP. Logo ingressou no "Conservatório Dramático e musical Dr. Carlos de Campos" na cidade de Tatuí, local onde estudou arranjo e Guitarra MPB/Jazz.Participou de diversos encontros e festivais ("Diamantina" UFMG; "Fest. De inverno de Londrina", "Brasil Instrumental", Tatuí), integrou grupos musicais na área da música instrumental, e atua como diretor de sonoplastia do grupo "Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica".Atualmente leciona Guitarra/Viola Caipira, e integra o curso de "Licenciatura em Educação Musical" pela "UFSCar"



Clarinha Dianesi - Produção
Atriz formada pelo Conservatório de Tatuí é também produtora teatral e sócia-administradora da EncantaVentos Produções Artísticas. Participou de um curso intensivo de produção teatral com Sônia Kavantan e produziu diversos espetáculos em diferentes cidades. Como atriz participou dos grupos Cia. teatral Mimésis, C.A.C.A. Cia. EncantaVentos entre outros.



Jeziel Santana  - Ator DRT 32356/SP
Ator, formado pelo curso do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Participou do Coral Municipal de Boituva por dois anos, atuando como solista. Participou de cursos de mímica total e teatro físico, oficina de dramaturgia. Possui habilidades com danças.





Elton Pinheiro - Ator 
Ator, Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade Pauilista de Artes - FPA. Cursando 8° semestre de Bacharelado de Artes Cênicas pela FPA Estudou durante 4 anos no Conservatório de Tatuí, passando pelos cursos de Formação de Atores Infantil e Adulto. Ministrou aulas de teatro para o Ensino Fundamental (1° a 3° ano) no SESI Vila Leopoldina em São Paulo durante o ano de 2008 e 2009. Curso de atuação e direção pela Actor Studio - SP Brasil. Como ator, participou de mais de 15 espetáculos teatrais. Atualmente é integrante do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica.

 Welinton Machado - Ator
Ator. Nascido em Sorocaba em 1988. Formado em teatro pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatui. Participou do festival de teatro de Macaé no estado do Rio de Janeiro em 2006.  Em 2009 deu aulas de teatro como voluntario no programa escola da família






Cássia Oliveira - Colaboradora
Nascida em Tatuí, estudou durante 3 anos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, cursando Teatro Infantil e Teatro Adulto, além de oficinas como cenografia, direção, jogos teatrais e clown. Atualmente é graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Letras – Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É fotógrafa nas horas vagas. 


PASSARAM POR ESSE NÚCLEO: Bruna Lima/ Ana Paula Arruda/ Camila Cattai/ Monique Ruiz/ Darlisson Barros/ Érica Azevedo/ Samira Albuquerque/ João Armando Fabbro/ Bernard Nascimento/ Rafael Simão/ Daniel Marchi/ Felipe Giovanetti/ Thiago Castro Leite/ Larissa Bassoi/ Marina Fazzio/ Andreza Tagliaferro/ Janaina Sizinio/ Leila Avezedo/ Carolina Câmara/ Rafaele Breves e Ana Antunes